Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos João Pessoa

A Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos João Pessoa foi fundada em 1859, por Henrique Baurepaire Rohan, mas, apenas em 1939, foi estabelecida no atual prédio que a abriga, na Avenida General Osório, região central de João Pessoa.

Trata-se de um casarão ventilado, com estrutura imponente, que já abrigou, antes dos livros, a primeira Escola de Ensino Primário e o Tribunal de Justiça. Tal edificação, cuja pedra fundamental data de 26 de março de 1874, foi concluída somente em 1884.

Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos João Pessoa

Atualmente, sob a alcunha de Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, o espaço possui cerca de 26 mil títulos, dos quais 16 mil estão cadastrados digitalmente. Entre 1.500 e 1.800 títulos são infantis, e ficam em estantes à parte. Trata-se de um acervo basicamente conquistado por meio de doações, como o são as cerca de 300 revistas em quadrinhos em espanhol, inglês e português, doadas por um usuário. Também constam periódicos, gentileza dos frequentadores os quais possuem assinaturas de revistas. As informações são de Severina Kátia Augusta da Silva, a abnegada coordenadora da biblioteca.

Fisicamente, a estrutura é composta por uma recepção, o salão do acervo e um amplo salão de leitura, com sete computadores ligados à internet disponíveis para os usuários. “Cada um tem o direito de usar por uma hora, podendo renovar por mais uma hora. Eles têm acesso ao que eles quiserem, com exceção de sites pornográficos e jogos. Essa parte eles não podem acessar”, esclarece Severina Kátia. O salão de leitura abriga ainda eventos, como saraus poéticos, lançamentos de livros e exposições, a exemplo da recentemente realizada mostra em memória de Augusto dos Anjos, ilustre poeta paraibano e patrono da instituição. Periodicamente, o salão também é adaptado para receber crianças de escolas municipais e estaduais, em ações de imersão dos infantes no mundo da leitura.





O fluxo diário de visitantes ao espaço é de 60 pessoas, em média. Embora este número possa variar, Kátia esclarece que, em época de alta estação turística, o prédio recebe visitantes de outros estados e, até mesmo, de outros países, curiosos em descobrir o acervo da biblioteca local.

Bibliotecas Hoje

Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.

Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).

Horário de Funcionamento Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos em João Pessoa

  • Segunda a Sexta das 08h às 16h30

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos em João Pessoa

  • Av. Gen. Osório, 253 – Centro – João Pessoa – PB
  • Telefone: (83) 3218-4195

Outras informações e site

Mapa de localização