O projeto Quinta com Jazz retoma as atividades, próxima quinta-feira (21), 18h, no Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A jam session contará com a participação do músico Alquimides Daera, que tocará com uma banda base, mas o convidado especial é o público, que pode levar seu próprio instrumento musical na cidade de João Pessoa e tocar de improviso com outros músicos. A entrada é gratuita.
Acompanha o músico nesta apresentação improvisada os músicos Will (baixo) e Beto Preah (bateria) e Edú Araújo (piano). Segundo DaEra, o projeto Quinta com Jazz é um espaço importante para artistas que não são conhecidos na cidade.
Sobre o músico
Alquimides é mais conhecido por “Daera”. Ele é natural de Itaporanga (PB). Começou a carreira artística em 1970 apresentando-se em bares, casas de shows, festas populares, mostrando o que há de melhor da música brasileira. Em 1976, lançou o CD “Identidade Nordestina” com suas primeiras composições e iniciou a primeira turnê em São Paulo pelo Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, onde se apresentou no Museu de Arte de guia São Paulo (MASP), Casa das Retortas, Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Artur Azevedo.
Compôs o CD “Temporal”. Participou das bandas, Os Natos, de Itaporanga, Os Invictos, de Piancó, Terraço de Som, de Campina Grande, e em João Pessoa participou da Banda Metalúrgica Filipéia. Em São Paulo participou da Banda Eucalipto e fez parte do Coral da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como tenor.
É de autoria de Alquimides Daera a peça para coral “Flores”. Em 1978o artista conheceu o cantor e compositor Geraldo Vandré, de quem se tornou amigo e parceiro, com quem tem várias canções em parceria. O currículo Daera é recheado. Além de músico é formado em Jornalismo, com experiência em rádio, compositor, regente e estudou aviação civil.
Ele gravou os CDs “Amor Sublime” (1989), “Geografonauta”, produziu o CD “50 canções de Amor e um Poema de Espera do poeta Ronaldo Cunha Lima”, “Enigma”, “Conexão 200”, uma coletânea com artistas do Estado. Produziu ainda em 2002, com Clube do Jazz Paraíba Brasil, o CD “Jazzbaião”, que conta a história do Jazz ao Baião. No ano de 2003, com a Orquestra Borborema Jazz Band, com músicos locais, produz o CD “Simples Paz”. É produtor musical do CD “Software do Destino”, em parceria com Ajalmar Maia. É produtor do CD “Memorial”, que registra o melhor do Campina Jazz Festival de 2007, 2008 e 2010. Atualmente é presidente do Clube do Jazz da Paraíba, que reúne músicos e amantes do jazz e blues.
O projeto
O Quinta com Jazz nasceu da vontade de ‘agitar’ a cena musical de João Pessoa. Hoje é ponto de encontro de músicos profissionais e amadores, que se reúnem a cada 15 dias para uma noite de improvisação e troca de experiências. Marcam presenças, também, apreciadores de boa música, que se deliciam com o som do ritmo que embalou os clubes americanos no início do século passado e que é referência de música de qualidade até hoje.
Serviço
Projeto Quinta com Jazz
Atração: Alquimides Daera
Data: 21 de fevereiro (quinta-feira)
Hora: 18h
Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Informações: 3214.8303 – 3214.827
Twitter: @estacaocb
joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
Olá o nome é Alquimides Daera e não Arquimedes DaEra
Olá!
A Equipe do Encontra João Pessoa agradece pela correção.
Atenciosamente,
Encontra João Pessoa
Olá amigo, houve erros significativos na matéria publicada pela assessoria de imprensa da prefeitura (Estação Cabo Branco) do projeto Quintas com Jazz http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/?p=2538 sobre o artista Alquimides Daera e não (Alquimiades DaEra) por gentileza peço encarecidamente que publique novamente ou corrija os erros,certo de sua atenção agradeço.
Alquimides Daera
A Equipe do Encontra João Pessoa agradece seu contato.
Efetuamos as alterações sinalizadas na notícia em questão e ela já se encontra atualizada.
Ressaltamos que os conteúdos publicados pelo Encontra João Pessoa não são de autoria da equipe do blog e que incorreções podem, e devem, ser reportadas diretamente às fontes, que são sempre citadas em nossas publicações para facilitar a identificação destas pelos leitores.
Obrigada,
Equipe Encontra João Pessoa