A Delegacia do Idoso João Pessoa que é o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência.
Foi criado em 13 de junho de 2011, pela Resolução Nº 10/2011 do Colégio Procuradores do Ministério Público do Maranhão, o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência tem como finalidade colaborar com os promotores de Justiça na organização, no planejamento das ações, no apoio ao trabalho nas comarcas, para que os direitos dos idosos bem como o direito da pessoa com deficiência sejam efetivamente respeitados no Estado.
Ressalte-se ainda, que este CAOP tem como papel apoiar o promotor de Justiça na sua atuação funcional relativa ao direito coletivo dos idosos e da pessoa com deficiência incentivando os promotores de justiça a serem vetores de articulações junto à sociedade para melhorias da implantação das políticas públicas sociais.
Delegacia do Idoso João Pessoa – Denúncias
Os abusos mais comuns contra os idosos são agressão física, tortura psicológica, apropriação de bens e abuso financeiro. O centro integrado de apoio e prevenção à violência contra o idoso (CIAPVI) recebe por dia 10 denúncias. E, na maioria das vezes, os idosos são vítimas de crimes cometidos por membros da família, que convivem na mesma casa, como filhos e netos.
Os atos podem ser denunciados pelos números por meio do disque 100 ou ainda na delegacia do idoso no telefone abaixo.
Delegacia do Idoso João Pessoa – Trabalhe Conosco
Não existe um curso específico para formar policiais civis. Quem deseja trabalhar na Polícia Civil deve prestar concurso público e, depois de aprovado, passar por um curso de formação da própria Polícia. Normalmente o concurso acontece em várias etapas e os candidatos devem cumprir algumas exigências. Elas variam conforme o cargo escolhido, mas de modo geral é preciso preencher os seguintes requisitos básicos:
- Ser brasileiro
- Estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino)
- Estar em dia com as obrigações eleitorais
- Estar com o CPF regularizado
- Ter curso superior completo
- Ter idade mínima de 18 anos (alguns editais exigem idade mínima de 21 anos e para alguns cargos a idade máxima é de 45 anos)
- Ter aptidão física e mental
- Não possuir antecedentes criminais
- Ter carteira de habilitação com categoria B, no mínimo
- Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada
Cada estado é responsável por lançar o edital dos concursos e definir quais serão as etapas de classificação. Geralmente existe uma prova escrita, uma prova de títulos (para os cargos que exigem uma formação específica), testes físicos e psicológicos. Esses testes são realizados na academia de polícia e incluem flexões, abdominais e avaliação de resistência, entre outros.
Quem pretende entrar para a Polícia Civil deve ler com bastante atenção o edital do concurso. Este documento contém todas as informações sobre como o processo seletivo vai acontecer: quais vagas são oferecidas, quem pode se inscrever, as datas das provas, as matérias que devem ser estudadas para a prova escrita, o tipo de exigência para os testes físicos, etc.
Horário de Funcionamento Delegacia do Idoso em João Pessoa
- Entre em contato pelo telefone para maiores informações sobre o horário de funcionamento.
Onde fica, Endereço e Telefone Delegacia do Idoso em João Pessoa
- Av. Francisca Moura, 36 – João Pessoa – PB
- Telefone: (83) 3218-6762