Em João Pessoa apenas 1,64 por cento dos eleitores fizeram cadastramento biométrico

Apenas 1,64% dos eleitores de João Pessoa fizeram o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições de 2014. Na capital paraibana, 480.237 eleitores vão ter que fazer o cadastramento, mas, até a segunda-feira (1º), apenas 7.866 haviam atualizado a situação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O recadastramento teve início no dia 4 de fevereiro e segue até março de 2014.

Em guia Campina Grande, 280.207 pessoas têm que ter o cadastro e, até agora, compareceram 4.873, o equivalente a 1,73%. Em Mamanguape, que passa pelo recadastramento há mais tempo, compareceram 1.225 dos 31.637, que corresponde a 3,87% dos eleitores.

Segundo a assessoria do TRE, o número ainda é baixo porque, apesar de haver equipamento na cidade de João Pessoa suficiente, ainda falta pessoal para fazer o cadastramento. Atualmente, 26 guichês funcionam no fórum eleitoral da Rua Odon Bezerra, no Centro de João Pessoa, e só é possível fazer 200 cadastros por dia.

“Com um eleitorado como o nosso, teremos dificuldade para atingir a totalidade dos eleitores se não tivermos um reforço”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio.

No Estado da Paraíba, 19 municípios devem passar pelo processo eleitoral biométrico em 2014. Ao todo, são 898.254 eleitores que devem participar do pleito. O recadastramento de eleitores está sendo feito nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Mamanguape e ainda deve passar por Boa Vista, Lagoa Seca, Logradouro, Cuité de Mamanguape, Mataraca,Catingueira, Aguiar, Nova Olinda, Massaranduba, Caiçara, Serra da Raiz, Capim,Itapororoca, Emas, Olho D’água e Igaracy.





Quem quiser fazer o cadastramento tem que comparecer ao fórum eleitoral com título de eleitor, comprovante de residência e documento oficial com foto. Os eleitores que tiverem pendências com a Justiça Eleitoral porque não compareceram ou não se justificaram nas últimas três eleições podem aproveitar que vai regularizar o título de eleitor e também fazer o cadastro biométrico. O prazo para acertar as contas, nesse caso, é até o dia 25 de abril.

Força tarefa

Para dar suporte ao TRE no cadastramento biométrico, a Prefeitura de João Pessoa, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)  já garantiram que vão cooperar para agilizar o processo. O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, também deve se reunir para tratar do assunto com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

O prefeito da capital, Luciano Cartaxo, garantiu apoio de pessoal, de estrutura física e logístico para realização do cadastramento biométrico dos eleitores de João Pessoa. “Temos a consciência que o recadastramento biométrico deverá permitir uma maior segurança contra fraude eleitoral. O TRE esteja certo de que a prefeitura está aberta a desenvolver parcerias para levar o cadastramento a locais de aglomeração das quais participe a Prefeitura”, garantiu.

Os órgãos devem disponibilizar, além de pessoal, espaço nas Casas da Cidadania e nos Fóruns para a realização do recadastramento. O eleitores que não passarem pelo cadastramento vão perder o direito ao voto nas próximas eleições.

Fonte: G1





Deixe seu comentário