A partir deste domingo (22) as famílias de João Pessoa terão mais uma opção da prática de esporte e lazer aos domingos. É a Ciclofaixa de Lazer, anunciada na manhã desta quinta-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo durante evento no Solar do Conselheiro, no Centro Histórico da Capital. Trata-se da abertura de uma via exclusiva que liga a orla ao Parque Solon de Lucena e vai garantir toda a estrutura necessária para a prática do ciclismo com segurança.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou que esta é uma iniciativa importante, que envolve diversas secretarias. “Vamos mobilizar quase 150 profissionais com o objetivo de incentivar a prática esportiva, evitar o sedentarismo e promover a saúde. João Pessoa está ganhando um grande espaço para o lazer e a prática de esportes e é a população quem vai poder usufruir e transformar esta ação em um patrimônio da cidade”, declarou.
De acordo com o superintendente municipal da Mobilidade Urbana, Nilton Pereira, João Pessoa vai passar a fazer parte de um grupo de cidades que tem demonstrado preocupação em incentivar e promover o ciclismo. “Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Recife já colocam esta ação em prática e é a cidade quem ganha por proporcionar condições para a realização de uma atividade que só melhora a qualidade de vida de seus praticantes”, explicou.
O representante do grupo de ciclismo Pedal Jampa, André Nascimento, afirmou que a iniciativa é uma grande vitória para quem pratica e defende o ciclismo como forma de lazer e transporte. “Utilizo a bicicleta como principal meio de transporte há dez anos e fico feliz em ver que poderemos disseminar o ciclismo por meio desta ação. Agradeço muito, em nome de todos os grupos de ciclismo da cidade, ao prefeito Luciano Cartaxo”, afirmou.
Funcionamento – A Ciclofaixa de Lazer vai funcionar todos os domingos, das 7h às 16h. Nesse período, a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai impedir o tráfego de veículos motorizados em determinadas faixas, que só poderão ser acessadas por ciclistas. O trajeto terá início no Busto de Tamandaré e passa por toda a extensão da Avenida Epitácio Pessoa e pela Praça da Independência. Ele se encerra na Lagoa do Parque Solon de Lucena, que terá o seu anel interno totalmente fechado.
Ao longo dos 13 km de percurso, os ciclistas vão contar com três pontos de apoio, onde vão encontrar orientações e dicas de saúde, atendimento de enfermagem e também borracheiros, prontos para realizar pequenos concertos nos equipamentos de quem aproveitava o passeio. Os pontos ficarão localizados no Busto de Tamandaré, na Epitácio Pessoa (em frente a Receita Federal) e também na Lagoa, ao lado do monumento dedicado à Pedra do Reino.
Estrutura – Para a garantia de segurança e tranquilidade da Ciclofaixa, a Semob vai disponibilizar 140 profissionais que vão auxiliar a população e orientar o trânsito em setores mais arriscados, como cruzamentos. Serão 60 agentes de mobilidade e 80 monitores, divididos igualmente por turno. A faixa exclusiva para o ciclismo, que terá 3 metros de largura será isolada da área de trânsito de veículos motorizados por 2.600 cones.