O Museu de História Natural João Pessoa, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), oferece ao público acesso às informações sobre histórico do Parque, consulta ao acervo fotográfico e painéis, conhecimento sobre costumes, hábitos alimentares, longevidade e habitats de aves, répteis, mamíferos e crustáceos, além de noções das técnicas para confecção de peças taxidermizadas.
A taxidermia é a prática da conservação biológica dos animais, conhecida popularmente como empalhamento. A palavra vem do grego Táxis (arranjo, organização) e Derme (pele).
Os animais conservados pelo processo de taxidermia contribuem para preservação da história e evolução das espécies, na medida em que educadores, estudantes, pesquisadores e a população em geral, tem acesso a estudos e pesquisas sobre uma grande variedade de espécies, inclusive algumas já ameaçadas de extinção ou mesmo já extintas na região.
História
O Museu foi criado durante a comemoração da Semana de Meio Ambiente de 2013, no dia 7 de junho. O nome é uma homenagem ao professor João Aparecido Galdino, biólogo, taxidermista e proprietário do Museu de História Natural de Cornélio Procópio, no estado do Paraná. De acordo com Jair Azevedo, diretor do Parque, esta homenagem se deu pelo fato do professor ter sido o principal responsável pela implantação da técnica de taxidermia na Bica, passando seus ensinamentos para os profissionais.
Acervo
A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.
Vagas Museu de História Natural João Pessoa – Trabalhe Conosco
A Museu de História Natural João Pessoa disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Museu de História Natural em João Pessoa
- Diariamente das 09h às 12h30
Onde fica, Endereço e Telefone Museu de História Natural em João Pessoa
- Av. Des. Boto de Menezes, 229 – Roger – João Pessoa – PB
- Telefone: (83) 3218-9711