Uma das grandes belezas do litoral brasileiro, João Pessoa, na Paraíba é um daqueles destinos que encanta só de ver as fotos. Portanto, pense o quão maravilhoso seria se você estivesse lá.
Para ajudar você na organização dessa sonhada viagem veja 10 dicas do que fazer em João Pessoa, de passeios para conhecer a cultura do destino, as melhores épocas do ano, e, claro, as praias mais famosas para se visitar no local.
Ao planejar uma viagem para qualquer destino litorâneo, duas coisas devem ser levadas em consideração: o clima e a época do ano. E em João Pessoa não é diferente. A seca na região é entre setembro e janeiro, quando o sol é soberano no local.
Veja o que fazer em João Pessoa
- Piscinas naturais de Picãozinho: Localizadas na frente da Praia de Tambaú, as águas em Picãozinho na maré baixa são ótimas para mergulho, onde dá pra ver vários peixinhos e corais. O passeio é muito famoso entre adultos e crianças. Um barco pega a tripulação na praia e navega em várias regiões do mar para apreciar o mergulho. O passeio dura mais ou menos quatro horas e, além de parada para mergulho, você pode consumir deliciosos petiscos e bebidas da navegação.
- Praia do Jacaré: Uma imagem típica brasileira e digna de um verdadeiro cartão postal é o pôr do sol na Praia do Jacaré. O fenômeno acontece por volta das 17 horas e é um espetáculo. Você pode apreciar o evento da praia mesmo ou de algum estabelecimento. Em 2001, o músico Jurandy do Sax, para aumentar o movimento do seu bar, resolveu ir a bordo de um catamarã e tocar saxofone enquanto o pôr do sol estava lá presente. Desde então, o evento virou cultura e história, e acontece em todos os finais de entardecer. Agora, o som é transmitido em auto-falante e todos da orla conseguem escutar. Hoje, é o principal ponto turístico de João Pessoa. Aproveite também para comprar artesanato nas lojinhas próximas.
- Praia Ponta do Seixas: Distante do centro da cidade, com ótima estrutura de barracas na orla e mar calminho, a praia Ponta do Seixas é ideal para quem quer relaxar. Na maré baixa, o mar forma várias piscinas naturais, porém, elas ficam longe da areia e é necessária uma embarcação para ir até o local. É um belo passeio para ver as belezas da superfície do mar.
- Ilha de Areia Vermelha: A praia que possui um banco de areia com um tom mais escuro que o tradicional é chamada de Praia de Areia Vermelha, que por sinal, é outro passeio imperdível. Localizado no município de Cabedelo (ao lado de João Pessoa), a ilha promove uma curtição diferente: na maré baixa, você fica “em terra firme” no meio do mar. Por lá, não deixe de degustar o bom e velho caranguejo.
- Praia de Tambaú: Localizada perto de vários hotéis, bares e restaurantes, a praia de Tambaú é uma das mais famosas de João Pessoa. O visual é bem bonito e por lá você encontrará vários coqueiros, barracas, vendedores ambulantes e um mar de ondas que não são fortes.
- Farol de Cabo Branco: É um dos principais pontos turísticos de João Pessoa. De lá, a vista traz um belo visual do mar e rende vários clicks para o álbum de fotos. O interessante é que o Farol não é utilizado para orientar as embarcações. É apenas um monumento histórico da cidade que marca o ponto mais oriental das Américas. O Farol de Cabo Branco foi projetado pelo arquiteto Pedro Abrãao Dieb e inaugurado em 1972. É o único farol do país que tem o formato triangular, que representa o sisal.
- Casa do Artista Popular: Para os amantes da arte, a dica é dar um pulo na Casa do Artista Popular e apreciar o artesanato local. A Casa fica no centro de João Pessoa e expõe obras de artistas paraibanos, feitos de madeira ou barro, tecidos bordados, jarros, etc.
- Casa dos Azulejos: É outra opção para quem está em busca de arte em Jampa. A Casa dos Azulejos fica no Centro Histórico do destino e foi habitada pelo comendador Antônio dos Santos Coelho e sua família. A Casa é revestida de azulejos portugueses azuis, porém uma visita no seu interior, hoje, não é permitida. Vale a pena tirar fotos do exterior da Casa, pois os azulejos são um marco cultural de João Pessoa.
- Igreja Nossa Senhora do Carmo: O Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo foram construídos pelos carmelitas no século XVI e guardam muita história. Como as peças que foram utilizadas em suas construções e que são do estilo barroco. O interessante do local é a arquitetura e as pinturas presente nas capelas e na igreja principal.