Praia Cabo Branco João Pessoa é uma praia urbana. De areia fina e batida, a praia apresenta ainda coqueiros e «falésias vivas», denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.
Na Avenida Cabo Branco, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo de Almeida nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica.
A praia é grande e sofre algumas mudanças ao longo de sua extensão – na área que fica próxima a Tambaú, tem bastante movimento, com vários quiosques, enquanto o trecho que vai em direção ao Cabo de Santo Agostinho é mais tranquilo e vazio.
Ao longo de toda a orla há um calçadão para caminhadas e pode-de admirar coqueiros na areia. O mar não tem ondas fortes e varia sua coloração entre marrom – na área de arrebentação – e verde – na área mais profunda. Se quiser sossego, procure ficar no fim da praia, no lado sul, onde há poucas pessoas e um cenário muito bonito, formado por pedras, coqueiros e mar.