A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), desenvolve, desde o mês passado, ações de saúde nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) contemplados pelo Programa Saúde na Escola na cidade de João Pessoa (PSE). Em João Pessoa, são 119 equipes de saúde da família trabalhando em 188 escolas municipais e Creis (tanto municipais quanto estaduais e federais).
A expectativa é de que mais de 40 mil alunos sejam beneficiados com ações de avaliação nutricional, triagem visual (aplicação do teste de snellen), sondagem para o teste do olhinho e atividades educativas sobre três temas que despertam muitas discussões: segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura de paz e álcool e drogas.
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área de Saúde da Criança e Adolescente e da Área Técnica de Hanseníase e Tuberculose, realizou uma capacitação com mais de 500 pessoas, entre profissionais de escolas, Creis e de equipes de saúde sobre essas ações, todas previstas na Semana de Saúde na Escola. As atividades também contemplam a campanha de prevenção de hanseníase e geohelmintíases, unificando as ações em todas as escolas do PSE durante as três últimas semanas de março.
“A articulação e as parcerias intersetoriais são essenciais para o sucesso dessas atividades”, ressaltou Edgar Tito Neto, coordenado do PSE. Segundo ele, a condução dos trabalhos conta com a participação ativa de profissionais das equipes de saúde da família, escolas e creches; apoiadores matriciais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); e técnicos da SMS e da Sedec.
Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa